Ucrânia adere a site para receber criptomoedas como doação

O caos instaurado no leste europeu fez ascender uma série de ações no mercado de criptomoedas. Entre eles, o uso dos ativos digitais para os dois lados e nos melhores e piores sentidos.


Nesse caso, autoridades já divulgaram que estava ocorrendo possíveis crimes de lavagem dinheiro de criptomoedas, ofuscadas pela guerra. Além disso, Estados Unidos e outros países declararam que iriam de alguma forma ajudar os países apoiados por meio de ativos.



Já por outro lado, diversos países vetaram o uso de ativos digitais exatamente para tentar evitar qualquer tipo de influência de um mercado ainda desconhecido. Nesse sentido, a última atualização do caso foi a criação do site para recebimento de doações, por parte do governo Ucraniano.


O site foi lançado na tarda da última segunda-feira, dia 14 de março, e está disponível para doações em diversas criptomoedas.


Parceria com a FTX e Everstake


O governo ucraniano lançou o site Aid for Ukraine em parceira com duas empresas grandes do mundo de criptomoedas: FTX e Everstake. Assim, na tradução literal, o site se chama ajuda para a Ucrânia.


Quando ao funcionamento, é feito de forma simples: os usuários realizam as doações no site e as empresas de criptomoedas fazem o caminho até o banco. Nesse caso, o objetivo é principalmente garantir que as criptomoedas sejam manuseadas por entendedores do assunto, evitando possíveis fraudes.


Para doar, você pode escolher até 10 criptomoedas disponíveis no site, como:

  • Bitcoin

  • Ether

  • Theter

  • Dogecoin

  • Etc.

É claro que o Bitcoin estaria presente por aqui. Afinal, a maior criptomoeda do planeta é também a que mais possui adeptos, logo, atrai mais pessoas.


Entretanto, não se restringe apenas com as criptomoedas presentes no site, já que a Everstake já determinou que ofertará doações em diversas outras. Ou seja, independente do ativo usado, você consegue doar sem qualquer complicação.


A surpresa por aqui fica com a presença de criptomoedas de menor expressão, tentando ao máximo abranger o maior número de pessoas possíveis. Já que, no fundo, o objetivo é gerar fundos para auxiliar as tropas ucranianas e principalmente o público civil do país.


O slogan do site é “Ajude a Ucrânia com criptomoedas, não nos deixe sozinhos com o inimigo”. Ou seja, deixando claro todo o objetivo por trás da criação.


Resultados momentâneos


O site foi muito bem recebido pela comunidade das criptomoedas, que entendem o papel importante que podem exercer a partir de agora. Além disso, o povo ucraniano parece ter entendido se tratar de uma medida de ajuda para os próprios.


Na última madrugada o site já havia conseguido arrecadar quase 50 milhões de dólares em doações. Assim, não deve demorar a chegar no objetivo final da criação do site, que é chegar a marca dos 200 milhões de dólares.


A maior dificuldade é controlar o fluxo de doações e principalmente chegar a um valor final de fato. Já que existe a volatilidade natural de qualquer ativo digital. Com isso, é inevitável que ocorra constantes mudanças de valores.


Mesmo assim, até o momento o governo ucraniano recebeu doações em diversos modelos de ativos, sendo os principais as criptomoedas e os tokens não fungínveis. Além disso, o site também possibilita que seja doado por meios convencionais, das moedas tradicionais.


Essa talvez tenha sido a melhor sacada do governo ucraniano, ao ampliar as possibilidades para pessoas fora do ciclo dos ativos. Por exemplo, alguém que não tem tanta intimidade ou nem mesmo gosta desse modelo de investimento.


Adquira suas criptomoedas e mantenha elas salvas no Trezor, pois é a carteira de criptomoedas offline mais confiável do mercado. A Brazil Electronics tem estoque com entrega imediata no Brasil, não confie nas Exchange online.

...