top of page

Por que você não deve armazenar criptomoedas nas exchanges?

Quer você seja novo em criptomoeda ou tenha anos de experiência, provavelmente ainda esteja cometendo um erro óbvio: manter seus ativos em uma carteira de câmbio. Como a principal porta de entrada para Bitcoin e outros ativos criptográficos, exchanges como Coinbase, Binance, Huobi e BitMex liquidam centenas de milhares de transações por dia.

Por mais confiáveis ​​que sejam, existem custos e riscos ocultos no uso das exchanges.


A coisa mais importante a entender sobre o Bitcoin é que ele é um ativo de custódia. Isso significa que quando você compra Bitcoin em uma exchange, você deve retirá-lo para uma carteira de criptomoeda que você controla ou não o possui de verdade. Se você deixar suas moedas em sua conta de câmbio, onde foram depositadas depois que você as comprou, elas ainda estarão tecnicamente sob custódia da troca e em risco de uma série de ataques.


Para comprar Bitcoin corretamente, para possuí-lo, você deve ter uma carteira na qual só você controla as chaves. Trezor é um exemplo de carteira de hardware, um dispositivo altamente seguro que mantém suas chaves protegidas contra ataques físicos e online. Existem também carteiras de código aberto gratuitas, como a Electrum, que permite que você não troque suas moedas e é um ótimo primeiro passo para quem quer melhorar sua segurança.


As exchanges não são seguras para o armazenamento de criptomoedas


As exchanges são uma ótima maneira de comprar criptomoedas de maneira fácil e barata, mas são alvos constantes dos cibercriminosos. Centenas de milhares de Bitcoins foram perdidos para a troca de hacks ao longo dos anos e as exchanges não têm obrigação de recuperar seus fundos, embora algumas tenham optado por pagar aos clientes de volta de seus próprios bolsos ou fundos de seguro.


No cerne da questão está o endereço Bitcoin onde os fundos são mantidos. Quando você compra Bitcoin em uma troca, as moedas que você comprou são alocadas em sua conta, mas não são necessariamente transferidas para sua carteira. Isso ajuda a bolsa a economizar em taxas e evita que a rede seja sobrecarregada por milhares de transações a cada minuto. Seus fundos serão mostrados em sua 'carteira', mas é mais como se o valor numérico dos fundos tivesse sido colocado em uma planilha ao lado do seu nome.


Em vez disso, os fundos são mantidos na carteira da bolsa, à qual eles detêm a chave privada e acesso exclusivo. Qualquer lucro que você vê à medida que seu ativo se valoriza é, na verdade, da troca: eles podem decidir manter os ativos para si mesmos, mas isso prejudicaria sua reputação. Quando você retirar seus fundos posteriormente, o que deveria acontecer, as moedas são liberadas do endereço da carteira da bolsa e enviadas pela rede para um endereço que somente sua carteira pode desbloquear, com uma chave à qual apenas você tem acesso. Nesse ponto, eles estão sob sua custódia e você tem controle total sobre o que acontece com eles.



Protegendo seus dados ao comprar criptomoeda


Embora as exchanges continuem a ser a forma preferida de adquirir criptomoedas, existem diferentes tipos de exchanges. As quatro mencionadas no início deste artigo são todas bolsas centralizadas, sob o controle de uma empresa. Eles operam sob supervisão estrita dos reguladores e, portanto, são obrigados a coletar dados muito confidenciais, como detalhes do seu passaporte, antes de permitir que você negocie. Usar uma troca centralizada, portanto, expõe você a um segundo ataque que pode ver seus dados pessoais confidenciais roubados por hackers.


Também existem exchanges descentralizadas. Eles permitem que você se conecte por meio de um endereço de carteira da qual você possui as chaves, de modo que todas as moedas negociadas são enviadas diretamente para sua carteira e diretamente para sua custódia. A maioria das negociações é realizada sem supervisão humana, dependendo, em vez disso, de contratos inteligentes que liquidam negociações entre duas partes. Embora isso possa parecer mais seguro do ponto de vista de dados, as regulamentações. Conheça seu cliente (KYC) e contra a lavagem de dinheiro (AML) ainda se aplicam a depósitos e retiradas maiores, expondo você ao mesmo risco de perda de dados.


A negociação ponto a ponto (P2P) há muito tempo é popular para compradores mais conhecedoeres de dados, pois podem ajudar a preservar a privacidade. A KYC e a AML são mais difíceis de aplicar, uma vez que a transação ocorre entre dois indivíduos privados, e a decisão de cumprir os regulamentos (embora ainda seja legalmente exigida, na maioria dos casos) cabe a esses indivíduos. Intercâmbios como o Bisq servem para fazer a correspondência entre vendedores e compradores, sem estarem envolvidos no processo de liquidação propriamente dito. Se estiver usando uma troca P2P, no entanto, nunca concorde em conhecer alguém pessoalmente, pois isso o expõe a ameaças físicas.


Embora possa parecer que cada opção é um compromisso, existe uma quarta opção: comprar criptomoeda diretamente de sua carteira de hardware Trezor, através do Trezor Suite. Graças à Invity, uma empresa de propriedade da SatoshiLabs, os usuários do Trezor podem comprar criptomoedas de forma rápida, segura e fácil em bolsas de valores confiáveis ​​e ter sua compra enviada diretamente para a carteira em que têm as chaves. Em questão de minutos, você pode comprar Bitcoin a um preço competitivo e tê-lo sob sua custódia.



Gerenciamento de risco ao comprar criptografia das exchanges


Como o preço do Bitcoin oscila sobre números máximos históricos, o fato da questão é que tem sido lucrativo manter o Bitcoin por 99,9% dos dias em que ele existiu. Embora a negociação de criptomoedas possa ser muito atraente, ela apresenta grandes riscos aos quais os hodlers não estão expostos. Para muitas pessoas, a melhor maneira de proteger um investimento em Bitcoin seria simplesmente comprá-lo, segurá-lo e esperar, em vez de correr riscos desnecessários na esperança de maiores retornos.


Se você decidir tentar a sorte na negociação, é essencial que você aprenda a gerenciar o risco. Nunca invista mais do que você pode perder, seja cauteloso ao entrar em uma posição com todo o seu capital e seja especialmente cauteloso ao emprestar contra a sua posição (conhecido como negociação por alavancagem). Embora uma posição maior possa prometer retornos maiores, muito poucos traders são capazes de fazer o movimento certo de forma consistente, e a grande vitória de hoje pode facilmente se transformar na perda de amanhã.


Tal como acontece com a compra de criptomoedas, quaisquer ganhos que você possa obter na negociação ainda estão sob o controle da bolsa. Se você tiver lucro, lembre-se de retirar pelo menos uma parte dele para não ficar exposto a possíveis hacks ou agentes mal-intencionados dentro da troca. Envie seus lucros para sua carteira de hardware e provavelmente se sentirá muito melhor com as perdas que possam surgir.


As bolsas ganham muito dinheiro com as taxas de negociação, portanto, há um incentivo para fazer com que seus clientes negociem mais, mesmo que o cliente não seja competente o suficiente para fazê-lo. Operações e opções alavancadas são dois dos instrumentos financeiros muito complicados que cada vez mais as bolsas oferecem. Eles não devem ser usados ​​por ninguém inexperiente e, mesmo assim, devem ser abordados com um alto grau de cautela.


Se você deseja simplesmente comprar um ativo e vendê-lo em algum momento no futuro, você pode simplesmente usar o Trezor Suite, que permite trocar moedas diretamente do aplicativo de desktop seguro, tudo sob a proteção de seu Trezor.

...



bottom of page