O que é a Rede Celsius?

A plataforma que paralisou as operações em meio ao colapso do Bitcoin e outras moedas

A Celsius Network oferece produtos com juros para clientes que depositam criptomoedas em sua plataforma e, em seguida, emprestam criptomoedas para um retorno. Gerencia cerca de 12 bilhões de dólares.


O Bitcoin caiu na última segunda-feira depois que a grande empresa de empréstimos de criptomoedas dos EUA, Celsius Network, congelou saques e transferências citando condições "extremas", no mais recente sinal do impacto da turbulência do mercado financeiro na economia.


A Celsius Network oferece produtos com juros para clientes que depositam criptomoedas em sua plataforma e, em seguida, emprestam criptomoedas para um retorno. Gerencia cerca de 12.000 milhões de dólares.


O movimento de Celsius causou uma queda de todas as criptomoedas, cujo valor caiu abaixo de um trilhão de dólares na segunda-feira pela primeira vez desde janeiro do ano passado, arrastado pela queda de 11% no maior "token", o bitcoin.


Após o anúncio de Celsius, o bitcoin atingiu uma baixa de 18 meses de US $23.476. A segunda maior criptomoeda, o Ethereum, caiu 16%, para US $1.177, o menor desde janeiro de 2021.


Os mercados de criptomoedas afundaram nas últimas semanas, com o aumento das taxas de juros e o aumento da inflação prejudicando ativos mais arriscados nos mercados financeiros. O crash de maio dos tokens terra USD e luna também abalou a indústria.


“Ainda é um momento desconfortável e há algum risco de contágio em torno das criptomoedas em geral”, disse Joseph Edwards, da empresa de gestão de fundos Solrise Finance.


Em uma postagem no blog, a empresa disse que congelou saques, bem como transferências entre contas, "para estabilizar a liquidez e as operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos".


"Estamos tomando essa ação hoje para colocar a Celsius em uma posição melhor para cumprir suas obrigações de aposentadoria ao longo do tempo", disse a empresa com sede em Nova Jersey.