Já imaginou um jogo online em que você pode ganhar criptomoedas como recompensa das suas vitórias? Pois é, os criptogames estão em alta no mercado de games a partir da utilização da tecnologia Blockchain e NFTs, inovando a atuação dos jogadores.

O primeiro game a utilizar a criptografia de tokens não fungíveis (NFTs) foi o CryptoKitties, usando-os como ativos digitais únicos e colecionáveis. Este jogo foi criado dentro do Blockchain da Ethereum e permitiu aos usuários criarem ativos digitais e imutáveis.
Veja a seguir como funcionam os jogos em Blockchain, bem como as principais características que os diferenciam dos games tradicionais. Aproveite também a lista desses jogos que oferecemos para você no final do artigo.

O que é a tecnologia de jogos em Blockchain?
Saiba que a utilização da tecnologia Blockchain para criptogames é bastante similar ao seu uso em criptomoedas. Para começar cada bloco da cadeia de blocos que armazenam as informações possui um tipo de assinatura digital que é criptografada.
Tal assinatura é conhecida como hash e sua função é parecida com a de uma impressão biométrica anônima. Assim, a cada novo bloco é criada uma hash nova, que é acompanhada pela do bloco anterior.
A validação e confirmação das transações em uma Blockchain é feita por uma rede de computadores descentralizada, sendo que não é controlada por nenhuma organização. Além disso, esses computadores ganham recompensas por sua contribuição para a rede.
A origem da tecnologia Blockchain vem da criação do Bitcoin por Satoshi Nakamoto, que não teve sua identidade conhecida, por volta de 2009. Depois surgiram as redes de blockchain programáveis possibilitando o desenvolvimento de aplicativos descentralizados.
A partir disso, a rede Ethereum investiu na frente no mercado de jogos Blockchain, que além do CryptoKitties também criou o Flow, Wax, EOS e Tron, dentre outros.
Tendo os dados distribuídos em um sistema blockchain tornou-se possível proteger os dados digitais de todos os tipos. Assim como as informações de histórico dos jogos, itens digitais e ativos, que são conhecidos como tokenizados.
Isso permitiu que cada jogador tivesse acesso e total controle dos seus ativos digitais e contas, bem como negociá-los de acordo com a sua conveniência.
Características revolucionárias dos jogos em Blockchain
Alguns aspectos são extremamente interessantes nessa transformação dos games tradicionais para os criptogames. Por isso, vamos apresentar os mais significativos, que são os seguintes:
Jogadores são proprietários de seus ativos
É muito atraente para os usuários esse ponto, uma vez que nos games tradicionais tudo fica sob o controle de uma empresa produtora de jogos. Assim, um jogador tem a propriedade real e total controle sobre seus ativos no jogo, representados por um token NFT único.
Eles podem ser apresentados na forma de skins, equipamentos, cartões, personagens, recompensas, dentre outras alternativas. De fato, todos eles têm forma de tokens de blockchain, que são negociados livremente e mantidos pela rede distribuída.
Criação de mercados autônomos e descentralizados
No ambiente dos games tradicionais, as empresas produtoras de jogos conseguem manipular alguns dados, como por exemplo, a frequência de drop. Ou seja, a possibilidade de um jogador obter recompensas, bem como remover ou vincular itens dos jogos.
Em se tratando dos jogos NFT na base Blockchain é permitido a todos os usuários jogarem livremente, ou seja, comprar, vender e negociar como quiserem. Isto porque toda a confiança está baseada na estrutura da tecnologia utilizada.
Facilidade para reduzir taxas e agilizar operações financeiras
A facilidade para reduzir taxas e agilizar operações financeiras é possível devido aos blockchains e contratos inteligentes. Isto porque os pagamentos são facilitados nas negociações entre os jogadores, desenvolvedores ou plataforma de diferentes jogos.
Ambiente de jogo de código aberto (open source)
A grande vantagem da maioria dos sistemas em blockchain é terem sido desenvolvidos de forma distribuída e transparente, ou seja, de código aberto. Isto porque sendo distribuídos são sistemas blindados de hackers e trapaceiros, visto que não tem ponto de falha.
Na prática, qualquer nova implementação e mecânica do jogo requer a concordância da maioria da rede para ser executada, impedindo manipulações.
O poder do jogo está com a comunidade
Com a tecnologia Blockchain os jogadores adquirirem total autonomia diante da regulação que é estabelecida pelos desenvolvedores dos games tradicionais. Isto porque usando um servidor centralizado, eles podem encerrar ou abandonar quando for conveniente para eles.
Já com a Blockchain, os jogadores podem eleger novos desenvolvedores e continuar jogando sem a sua interferência. O que garante a continuidade do jogo é o funcionamento da rede blockchain.
É fácil perceber como a tecnologia Blockchain abre um mundo de novas possibilidades para o mundo dos jogos, oferecendo maior interatividade para os jogadores. Principalmente ao inovar com a recompensa em criptomoedas.
Ou seja, os games “play-to-earn”, isto é, jogue para ganhar. Atualmente, existem vários jogos em Blockchain e vamos indicar os que estão ganhando mais espaço no mercado:
● Axie Infinity;
● Illuvium;
● Myu DeFi Pet;
● Gods Unchained;
● Faraland;
● Mist;
● Crytopop;
● Upland;
● Bitcoin Bounce;
● Alien Run;
● Snook.
Brazil Electronics
Sem dúvida, vale a pena conhecer todos esses jogos com a tecnologia Blockchain. Além de aproveitar tudo de bom que eles têm de entretenimento e recompensas financeiras em ativos, ou seja, em criptomoedas.
Lembrando que a melhor forma de manter seus ativos protegidos é no Trezor, que é a carteira de criptomoedas offline mais confiável do mercado.
Somos distribuidores da Trezor no Brasil e temos a carteira digital para entrega imediata em todo o país.
Visite o nosso site e venha conhecer o que temos para oferecer.